dicas · Resenhas

[Resenha] de “Suzy e as Águas-Vivas” de Ali Benjamin

Oi oi gente,hoje venho trazer para vocês a resenha de um livro que li recentemente e que entrou para a lista de favoritos da vida,Suzy e as Águas-Vivas,de Ali Benjamin.Eu demorei a trazer a resenha desse livro por motivos de :falta de tempo,e estou aproveitando o espacinho livre para atualizar o blog e mostrar para vocês como esse livro é maravilhoso.

Para quem não sabe eu amo livros YAs,e logo quando vi esse livro sendo indicado por vários booktubers eu quis.Quando eu vi pela primeira vez ele ainda não havia sido traduzido,mas quando foi traduzido e eu encontrei em uma promoção foi muito maravilhoso <3.

Suzy é uma garotinha muito doce e inteligente,e está passando por um dos piores traumas na vida de uma criança:0 luto.Sua melhor amiga,Franny,morreu há 5 meses e ela ainda sofre as consequências dessa enorme perda.Franny morreu afogada,mas Suzy não conseguir aceitar isso,pois Franny era a melhor nadadora que ela conhecia.

Em um dos passeios da sua escola,sua turma vai visitar um aquário.Lá Suzy descobre um novo tipo de água-viva e tenta associar a morte de Franny com a picada daquela espécie e a partir disso ela vai em busca de respostas para a morte de sua melhor amiga.

Esse livro tem uma narrativa tão linda,tão linda e tem uma narrativa tão fluida que acho muito difícil você não se apaixonar por essa história.

Os personagens desse livro são todos muito cativantes e bem desenvolvidos.Não só os principais,mas os secundários também.A autora conseguiu falar sobre eles de uma maneira bem rápida,mas que ao mesmo tempo não ficou faltando nada.A história desses personagens também são muito bem criadas.

O ambiente que se passa a história,na maior parte do livro,é a escola.Essa escola foi muito bem descrita,com os personagens muito bacanas e todos eles tem um papel importantíssimo para Suzy e para o desenvolvimento da história.

As consequências dessa morte para Suzy e a reação das pessoas próximas a ela foram perfeitas(e me fizeram pensar se a autora já passou por algo do tipo,pois é idêntico a realidade).Os momentos da Suzy querer se isolar,de não querer falar com ninguém,de não conseguir manter um olhar fixo em ninguém,tudo isso foi muito bem escrito.

A autora conseguiu trazer espaço para um casal homossexual,que poderia ter sido mais explorado,pois amei eles <3.Esse casal são o irmão de Suzy e seu companheiro,e  ao mesmo tempo ela quebra um tabu,pois o companheiro do irmão de Suzy é técnico de um time de futebol.

O livro tem um tom meio filosófico,mas que não irrita de maneira alguma,pois as reflexões de Suzy são totalmente válidas,pois sua situação é realmente muito lamentável.O melhor dessa parte meio “filosófica” é que rende muitas quotes lindas.

“Dizer adeus é importante…É o que nos permite começar a viver outra vez”

A persistência de Suzy para tentar resolver todo esse problema é muito linda,ela para tudo de sua vida,economiza dinheiro,faz muitos sacrifícios para buscar respostas e tudo isso para tentar entender a morte da amiga.É realmente muito bonito e mostra o verdadeiro significado de amizade.

Os capítulos do livro são intercalados com o cotidiano de Suzy,com a infância de Suzy junto com Franny e com a busca por respostas.E todos esses capítulos se encaixam de uma maneira muito interessante e fazem você se sentir dentro do livro.

Esse livro é muito lindo e traz tão assuntos tão cotidianos e de uma maneira bem diferente.Indico demais essa leitura para todos que amam o gênero ou para aqueles que querem uma leitura mais leve.

Me digam aí se já leram,se já ouviram falar ou se pretendem ler.

Anúncios

10 comentários em “[Resenha] de “Suzy e as Águas-Vivas” de Ali Benjamin

  1. Uau, não deve ser nada fácil falar sobre o luto, ainda mais vivido por uma criança. Admiro a coragem da autora e fico feliz que ela tenha conseguido passar sua mensagem através do livro.
    Já conhecia a sinopse, mas não lembro de ter lido alguma resenha.
    Apesar de ter me surpreendido com a ideia da autora, não tive muita vontade de ler :/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adoro livros sob uma perspectiva mais infantil, e ainda mais, tratando-se de luto. Calma, não sou doida hahaha É que como pedagoga, acredito que essas coisas me ensinam muito além de que adorei a premissa e você apontou pontos muito interessantes! Já vou adicionar a minha (interminável) lista hahaha

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Caro,eu também gosto de livros com essa temática,não por gostar de desgraças,mas por tentar entender a mente das pessoas.Tenta ler sim que tu vai amar <3.E a lista de livros realmente é interminável haha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s